Programação da NSC TV AO VIVO Saiba telefones, endereços e sites das reportagens exibidas
Três pessoas morreram em Vargem Bonita na tarde de hoje
Um policial militar de 34 anos, o filho dele, de 6, e a irmã, de 35, morreram após o carro que ele dirigia bater de frente com um caminhão em Vargem Bonita, no Oeste de Santa Catarina. Os ocupantes desse segundo veículo foram levados ao hospital.
Com a força da colisão, o carro ficou destruído e o caminhão entrou parcialmente em um açude, informou o Corpo de Bombeiros Militar. O cabo Fernando Back Weigel, que morreu no acidente, atuava no batalhão da PM de Brusque, no Vale do Itajaí (veja nota de pesar da PM abaixo).
?Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Policial militar dirigia carro quando houve colisão frontal com caminhão no Oeste de SC
CBMSC/Polícia Militar/Divulgação
O acidente ocorreu por volta das 11h30 de sexta-feira (18) no km 420 da BR-282, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O carro dirigido pelo policial era um Onix com placas de Brusque. O caminhão tem placas de Indaial, também no Vale do Itajaí.
Quando os bombeiros chegaram ao local, os três ocupantes do carro já estavam sem vida e presos às ferragens. Foi preciso fazer o trabalho de desencarceramento das vítimas.
A Polícia Militar informou que o velório de Weigel ocorre neste sábado (19) na Linha Santana, na cidade de Santa Helena, também Oeste catarinense. O sepultamento está marcado para as 16h.
O caminhão era conduzido por um homem de 57 anos. Também havia no veículo uma mulher de 51 anos. Os bombeiros ofereceram mantas para manter a temperatura corporal dos ocupantes do caminhão.
Com a chegada da ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), os dois foram levados ao Hospital Universitário Santa Terezinha, em Joaçaba, Oeste do estado.
Caminhão cai em açude após batida frontal com carro no Oeste de SC
CBMSC/Divulgação
Nota de pesar da PM
Confira a nota de pesar da Polícia Militar sobre o cabo Fernando Back Weigel.
É com profundo pesar que A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) comunica o falecimento do Cabo PM Fernando Back Weigel, lotado no 18º Batalhão de Polícia Militar, em Brusque, ocorrido em acidente de trânsito nesta sexta-feira, 18, em Vargem Bonita - SC
O velório será realizado na Linha Santana, na cidade de Santa Helena ? SC, e o sepultamento ocorrerá às 16h de sábado, dia 19 de julho, onde familiares, amigos e colegas poderão prestar sua última homenagem.
Que a memória e o legado do Cabo PM Weigel permaneçam como inspiração a todos nós.
?Jamais sejam por nós esquecidos.?
(Referência à Canção da PMSC, letra e música Tenente-coronel PMSC Roberto Kel)
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Galinha Pintadinha faz paródia com mãe que transformou varanda em quarto da filha
Uma das redes sociais oficiais da Galinha Pintadinha fez um vídeo de paródia do caso da empresária e influenciadora que transformou uma varanda no quarto da filha em Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. A brincadeira no perfil da personagem infantil teve 942 mil visualizações até essa sexta-feira (18).
No caso original, a empresária Gabriela Lins publicou um vídeo na própria rede social em que mostra a transformação da varanda do apartamento no quarto para a filha de 9 anos. Até a quinta (17), o vídeo da reforma já havia ultrapassado 4,6 milhões de visualizações e acumulou críticas nas redes sociais.
?Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O vídeo da paródia começa com o pintinho reclamando que não tem onde dormir, enquanto a galinha diz "deixa que mamãe resolve!". Os dizeres são acompanhados de imagens da personagem medindo uma varanda com uma fita métrica.
Depois, o pintinho aparece deitado na varanda, enquanto a galinha o cobre com um cobertor. A publicação onde o vídeo foi postado ainda ironiza: "Uma televisão ali na frente para ele ouvir 'Upa, Cavalinho' e está pronta a mansão do meu filho ?".
Em paródia, Galinha Pintadinha faz quarto para filho em varanda
Reprodução/Redes sociais
Entenda o caso
A empresária do caso original de Blumenau disse nas redes sociais que a mudança do quarto da filha foi necessária porque o antigo cômodo da menina passou a ser usado como escritório e depósito para seu novo e-commerce, que funciona no próprio apartamento.
Segundo a empresária, a reforma já custou cerca de R$ 10 mil. Na terça (15), ela anunciou o encerramento da loja "Diário da Lancheira", agradeceu aos seguidores e explicou que a reforma no apartamento teve como objetivo valorizá-lo para venda e permitir novos passos em sua vida pessoal e profissional.
A influenciadora ainda disse que mudança do quarto da filha era provisória. Ela também esclareceu que a condensadora do ar-condicionado, instalada no espaço, permaneceria desligada e não representaria risco à filha.
A presença do equipamento, que transfere o calor para o ambiente externo, foi um dos pontos mais criticados por internautas. Gabriela também disse que a filha gostou do novo quarto e valoriza sua individualidade.
"O motivo de não desinstalar é simples: Esse era um espaço PROVISÓRIO; E nós temos planos de vender o apartamento em breve", diz trecho da nota.
Mãe rebate cíticas após transformar varanda em quarto para a filha em SC
Críticas
A influenciadora recebeu críticas após compartilhar a mudança, mas afirmou que a reforma da varanda teve como prioridade o conforto da filha.
Apesar da boa intenção, a ação foi reprovada por internautas nas redes sociais. ?Mas por que você não saiu do seu quarto??, questiona um. ?Um sofá-cama na sala gastaria bem menos?, e ?Nem meu cachorro dorme na varanda?, disse outro.
Gabriela, no entanto, defendeu a escolha e explicou que a decisão foi necessária para a realidade da família no momento.
"O quartinho dela tem mais luxo do que o de muita gente. Pode ser pequeno, mas queria que ela se sentisse confortável. Antes mesmo de qualquer coisa, corremos para comprar um ar-condicionado e uma televisão", explica.
Mãe rebate cíticas após transformar varanda em quarto para a filha em SC
Reprodução
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Vídeo de casal sobre requisitos a seguir para morar em SC é alvo de denúncia e ameaça
O casal de influenciadores catarinenses Jenifer Milbratz e Cleiton Stainzack foi alvo de pelo menos uma denúncia no Ministério Público por xenofobia após publicar um vídeo com ?requisitos? para morar no estado. O vídeo, feito no perfil de Jenifer gerou forte repercussão e críticas nas redes sociais. O MPSC foi acionado pela vereadora Ingrid Sateré Mawé (Psol), de Florianópolis, e diz que analisa a manifestação.
O vídeo publicado em 10 de julho já acumula mais de 5,1 milhões de visualizações e lista o que seriam as quatro "verdades" sobre o povo catarinense. O casal afirma que Santa Catarina não acolhe pessoas alinhadas com pautas como ?agenda woke, ideologia de gênero e assistencialismo estatal?.
?Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A declaração levou internautas a resgatarem informações de que Jenifer recebeu auxílio emergencial do governo federal em 2020 e 2021, durante a pandemia, justamente o tipo de assistencialismo que critica no vídeo.
O casal é morador de Pomerode, cidade no Vale do Itajaí conhecida como mais alemã do Brasil, em função da forte imigração germânica. A arquitetura remete às construções do país, e a língua é falada por mais da metade da população.
Quem é o casal
Jenifer, de 32 anos, se apresenta como cristã, conservadora e ex-feminista, e compartilha conteúdos sobre maternidade, cultura alemã e temas políticos nas redes sociais. Cleiton, também de 32, se identifica como empreendedor, pai, marido e seguidor de Jesus.
O casal estava junto desde os 15 anos e tem dois filhos. Na quarta-feira (16), Jenifer publicou um novo vídeo revelando que o casal está divorciado, mas afirmou que Cleiton é ?o seu milagre?.
Em fevereiro, eles participaram de um debate na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) após a polêmica de outro vídeo, intitulado ?como fazer um bebê alemão?, que associava traços físicos a características germânicas e foi acusado de racismo.
Jenifer se defendeu dizendo que fazia apenas referência ao costume local de chamar crianças de ?alemãozinhos?.
LEIA MAIS:
Casal que postou vídeo com 'regras' para morar em SC é alvo de apuração no MP por xenofobia
Governador de Santa Catarina fala em fazer o 'país do Sul': de onde vem o separatismo sulista?
Denúncia
Casal de influenciadores listou verdades para morar em SC
Reprodução/Redes Sociais
Após a publicação, a vereadora de Florianópolis Ingrid Sateré Mawé (Psol) encaminhou ao MP uma denúncia contra o casal, descrevendo o caso como um "grave episódio por incitação à discriminação e xenofobia contra migrantes".
"A mensagem, ainda que não cite explicitamente um grupo, segue o padrão de discursos xenófobos comuns em Santa Catarina, que historicamente marginalizam pessoas de outras regiões do país, especialmente nordestinos e nortistas, tratando-os como 'invasores' ou 'indesejados'", afirmou a parlamentar no documento enviado ao MP, na segunda (14).
A 40ª Promotoria da Comarca da Capital diz que analisa a manifestação.
Casal é alvo de ameaças
Nesta sexta (18), Jenifer disse ao g1 que ela e o companheiro receberam centenas de mensagens com ofensas e ameaças de morte, inclusive contra os dois filhos pequenos.
A catarinense relatou ainda que a situação os deixou com medo e emocionalmente esgotados. Ela também negou o crime de xenofobia.
"O conteúdo expressa opiniões sobre características culturais e comportamentais do povo catarinense - como a valorização da cultura, do trabalho e do conservadorismo político. Isso está dentro dos limites constitucionais da liberdade de expressão, assegurada a todos os brasileiros", disse.
Até essa sexta-feira (18), o casal não havia registrado boletim de ocorrência, mas afirmou que irá buscar medidas legais contra os responsáveis pelas ameaças.
Cratera fica no município de Vargeão; a zona urbana da pequena cidade está na borda da formação geológica.
Vargeão, pequena cidade de 3,6 mil moradores no Oeste de Santa Catarina, está em cima de cratera rara e histórica formada pelo impacto de um asteroide que caiu na região há mais de 80 milhões de anos. Com 12 quilômetros de diâmetro, a formação geológica revela o passado da região no período em que os dinossauros ainda habitavam o planeta.
?? Pesquisador do tema e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Álvaro Penteado Crósta explica que a rocha espacial tinha 550 metros de diâmetro quando atingiu o solo da cidade. Segundo ele, o impacto foi o equivalente a 500 mil bombas nucleares como a que devastou Hiroshima.
?Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
? A queda da gigantesca rocha foi comprovada após estudos que começaram há 47 anos. As análises ao longo do tempo foram publicadas em artigos e colocaram o "O Domo de Vargeão" - como a cratera é chamada - na lista da Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos (Sigep), órgão vinculado ao Governo Federal.
Crósta é um dos geólogos que analisaram o local nos últimos anos. Para ele, a pesquisa na região é de extrema importância, já que no Brasil são conhecidas apenas nove crateras de impacto, todas estudadas pelo grupo da Unicamp.
"Crateras são raras aqui na Terra. Elas existem, na Lua, em Marte, mas aqui elas não sobreviveram aos processos geológicos, à erosão, sedimentação, movimento das placas tectônicas. As cerca de 200 que existem são sítios de interesse geológico que representam um pedacinho da evolução da história do nosso planeta", defende o professor.
Cachoeiras, um mirante e o Areal, uma formação de argila que aflorou com o choque do asteroide, fazem parte do cenário da região
Prefeitura/Reprodução
?Como é a cidade
Conhecida no estado como a "cidade do meteoro", Vargeão está no Alto Vale do Rio Irani, na região Oeste de Santa Catarina. Com uma área de 166,685 km², a economia da cidade é baseada na agricultura, pecuária, comércio e indústria.
Localizado a cerca de 71 km de Chapecó e 482 km de Florianópolis, Vargeão é um destino de interesse científico global. O município abriga um museu com coleção de rochas e pesquisas sobre a cratera, além de pontos de turismo de natureza. Em 3 de julho, a região recebeu os geólogos italianos Gabrielle Giulli e Valeria de Santis, que vieram estudar crateras de impacto e rochas semelhantes às encontradas na Lua.
"Sua relevância geológica atrai olhares de todo o mundo, especialmente por suas formações rochosas que se assemelham àquelas coletadas nas missões lunares da NASA. Esse paralelo desperta o interesse direto de cientistas que buscam compreender a origem e composição de materiais extraterrestres", detalha a prefeitura.
A cratera histórica está localizada no interior da cidade, onde os visitantes conseguem encontrar as bordas da formação geológica. No centro do Domo, é possível encontrar o Areal, uma superfície de argila e areia que foi trazida à superfície após o impacto do asteroide, revelando camadas que estavam a mais de 700 metros de profundidade.
?? ? Na região há ainda um mirante que está em fase de reforma para oferecer uma experiência melhor aos turistas que visitam a cratera.
Cratera de Vargeão
Ben Ami Scopinho/Arte NSC
Informações sobre a cratera:
?? Queda ocorreu entre 80 e 100 milhões de anos;
?? Asteroide tinha cerca de 550 metros de diâmetro;
?? Cerca de 12 quilômetros de diâmetro e a um desnível de até 150 metros (veja no mapa abaixo);
?? Mapeada pela Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos (Sigep);
Geólogo Álvaro Penteado Crósta e pesquisadores italianos em visita à cidade para estudos sobre o Domo do Vargeão
Prefeitura de Vargão/Divulgação
O que existia na região?
? ? Crósta explica que o impacto do asteroide ocorreu no período histórico chamado de Cretáceo, entre 66 e 145 milhões de anos atrás, quando dinossauros e grandes répteis habitavam a Terra. Nessa época, porém, Vargeão era deserta.
"Não temos a idade precisa, mas estimo em cerca de 80 a 100 milhões de anos atrás. E o local onde ele [asteroide] caiu, havia derrame de lavas vulcânicas, que formam a rocha onde a cratera se formou em um ambiente desértico de dunas de areia", explica.
Fotos mostram cidade com cratera rara formada há milhões de anos
? Para saber
?? O termo "Domo" é usado na geologia para descrever estruturas circulares na crosta terrestre. O nome 'Domo de Vargeão' foi dado à estrutura antes de sua origem por impacto ser descoberta e acabou sendo mantido.
?? Segundo a prefeitura, os 12 quilômetros da cratera fazem parte do município de Vargeão. O centro da cidade, onde há mais moradores, está localizado na borda da cratera.
? Domo de Vargeão
A primeira vez em que os pesquisadores identificaram que a cratera no solo poderia ser consequência de um corpo celeste foi em 1978, quando análises do solo foram feitas por radares. Foi nessa época que o local foi denominado "Domo de Vargeão". Na década de 80, pesquisadores notaram formações e brechas nas rochas compatíveis com os de impacto de corpos celestes.
Em 1900, o professor Álvaro Penteado Crósta, da Unicamp, voltou-se ao astroblema, que é o nome dado às que se foram pelo impacto do corpo celeste. Desde então, visita à cidade levando pesquisadores de todo o mundo para conhecer e região e popularizar a história.
"O que nos indica que ali ocorreu o impacto é a transformação nas rochas do local. É uma rocha vulcânica chamada basalto. Embaixo dela tem outra rocha sedimentar que são arenitos e todas elas têm deformações de alta pressão e temperatura, que são característica dos processos de impacto", detalha o professor ao g1.
Crósta explica que a maioria das deformações são microscópicas, devido ao tempo. No entanto, Vargeão possui locais em que os especialistas conseguem observar a olho nu (imagem mais acima). Segundo ele, essas deformações acontecem em crateras de impacto no mundo todo.
Arte/g1
Pedra revela passado geológico de cratera rara no Oeste de Santa Catarina
Prefeitura de Vargeão/Divulgação
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Novo decreto amplia regras para ruas do Centro expandido.
Arquivo NSC
?Novas regras para bares e casas noturnas no Centro de Florianópolis já estão em vigor. O decreto, publicado no Diário Oficial nessa quinta-feira (17), amplia as normas que antes valiam apenas para o Centro-Leste, passando a abranger toda a região central da cidade (veja ruas mais abaixo).
Além dos limites de horário, som e venda de bebidas, o decreto proíbe o comércio de ambulantes e o uso de instrumentos musicais ou caixas de som nas áreas públicas da região. Por outro lado, o uso de mesas e cadeiras nas calçadas continua permitido, desde que dentro das regras de funcionamento.
?Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A fiscalização será feita pela Guarda Municipal e pela equipe de Serviços Públicos, com plantões noturnos cobrindo toda a área incluída no novo decreto. Estabelecimentos que descumprirem as regras estarão sujeitos a autuações e sanções.
A Prefeitura pode simplificar o processo para permissões e alvarás para a realização de eventos de caráter histórico e cultural. O texto não detalha quais tipos de eventos serão incentivados.
A nova área de abrangência inclui as ruas:
Avenida Paulo Fontes
Rua Padre Roma
Avenida Rio Branco
Praça Getúlio Vargas
Rua Crispim Mira
Avenida Mauro Ramos
Rua Silva Jardim
Avenida Governador Gustavo Richard
LEIA MAIS:
Agenda do g1: tudo sobre eventos culturais, shows e exposições em julho de 2025 em SC
Casal que postou vídeo com 'regras' para morar em SC é alvo de apuração no MP por xenofobia
Regras mantidas
As normas anteriores continuam valendo. Bares, restaurantes, casas noturnas, mercados e conveniências têm horário limitado de funcionamento, com regras específicas para som e venda de bebidas alcoólicas.
Som externo: permitido das 7h às 22h todos os dias; aos domingos, a partir das 10h.
Som interno: permitido até meia-noite de domingo a quarta-feira; até 2h de quinta a sábado, incluindo vésperas e feriados.
Venda de bebidas: conveniências 24h devem seguir os mesmos horários dos demais estabelecimentos.
Eventos em via pública: também estão sujeitos às novas regras.
Segundo a Prefeitura, o objetivo é garantir o sossego público e a convivência harmoniosa no Centro da cidade.
O vídeo abaixo é sobre um casal que postou vídeo com 'regras' para morar em SC e é alvo de apuração no MP por xenofobia
Vídeo de casal sobre requisitos a seguir para morar em SC é alvo de denúncia e ameaça
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Final da etapa estadual do Duelo de MC's, em Macapá
Leandro Lennon/PMM
O Mercado Central será o palco da Batalha de Rap Macapá neste sábado (6). O evento ocorre das 18h às 22h. Além dos duelos de rima, haverá a venda de comidas típicas nos estandes de empreendedores locais.
Os MC's interessados devem realizar a inscrição de maneira presencial, das 8h às 14h na Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Smdh), no centro da capital. As vagas são limitadas.
Ian Mowbray, coordenador de políticas públicas para a juventude, disse que a programação busca promover a arte, empreendedorismo e lazer na cidade.
?Potencializar o trabalho dos MC's locais, com intuito de promover os duelos como iniciativas saudáveis de valorização da arte da nossa juventude, além de fomentar cultura, empreendedorismo e lazer?, disse o coordenador.
A Batalha de Rap Macapá tem apoio da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), da Secretaria Municipal do Turismo (MacapaTur) e do vereador Alexandre Azevedo.
Batalha de rap na Praça da Bandeira, em Macapá
Karinny Magalhães/Batalha da Bandeira
Serviço
Inscrições para a Batalha de Rap Macapá
Data: até 6 de maio
Horário: 8h às 14h
Local: Avenida Feliciano Coelho, nº 98, bairro do Centro
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Amapá abre programação 'Maio Amarelo' que combate acidentes no trânsito
Secom AP/Divulgação
Iniciou nesta terça-feira (2) a campanha do Maio Amarelo no Amapá. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP), a iniciativa busca alertar e sensibilizar condutores e pedestres para evitar acidentes de trânsito.
Segundo Rorinaldo Gonçalves, diretor presidente do Detran-AP, durante todo o mês de maio, devem ser realizados trabalhos educativos nas escolas, passeios ciclísticos, além de blitzen educativas e repressivas.
A abertura da programação foi realizada em uma blitz educativa durante a manhã desta terça na Rodovia Duca Serra, na Zona Oeste de Macapá.
"A rodovia Duca Serra tem sido, hoje, dentro da nossa capital, um gargalo muito grande com relação ao fluxo de veículos. E a gente consegue uma visibilidade muito grande com relação a atender uma grande quantidade de condutores, iniciando os trabalhos aqui", explicou Gonçalves.
Veja mais
Motociclista morre após colidir em alta velocidade com poste na Rodovia Duca Serra
Motorista alcoolizado perde controle de veículo e capota na Rodovia Duca Serra
Medidas de conscientização e atividades práticas serão realizadas no Amapá
Jorge Abreu/Arquivo g1
A iniciativa foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2011, e é realizada anualmente com o objetivo de reduzir o número de infrações no trânsito. No Brasil, as atividades iniciaram em 2014.
No estado, participam das ações o Departamento Estadual de Trânsito no Amapá (Detran-AP), Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), O Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), entre outros.
Campanha realizada durante o mês de maio visa reduzir índices de acidentes e de infrações no trânsito
Reprodução/Rede Amazônica
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Atividade de cinoterapia em Macapá faz parte do projeto Melhor Amigo
José Eduardo Lima/g1
Crianças autistas receberam nesta sexta-feira (28) uma atividade terapêutica com cães do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar (PM) do Amapá.
A iniciativa ocorreu no Canil do Bope. O local fica situado no Comando Geral da PM, no bairro do Beirol, na Zona Sul de Macapá.
Segundo Mário Coimbra, coordenador de reabilitação do Creap, a atividade chamada de cinoterapia promove diversos benefícios, como a saúde física e mental dos pacientes.
"Os benefícios se dão através do contato e a troca de afeto; o prazer de rir brincar com um animal a sensação de bem-estar e conforto e, principalmente para a criança com autismo, os estímulos sensoriais físicos e emocionais que vão auxiliar na terapêutica que ele já realiza no Creap diariamente", disse o coordenador.
Valquíria Câmara acompanhou a filha durante as atividades
José Eduardo Lima/g1
Além de atender crianças com autismo, o evento ainda contou com a participação da pequena Daniela, que tem 1 ano de idade e é portadora da Síndrome de Down. A mãe dela, a fonoaudióloga Valquíria Câmara, falou sobre a importância do momento.
"O projeto, ele é muito importante porque ele traz é uma vivência diferente, né? E assim, você entra em contato com animais e isso estimula muito a criança, no desenvolvimento geral dela [...] é um momento que essas crianças dão o melhor de si", disse Daniela.
Colaboradores do Centro de Reabilitação durante a cinoterapia
José Eduardo Lima/g1
A ação faz parte do projeto Melhor Amigo, que iniciou em 2019, mas teve de ser interrompido no ano seguinte por conta da pandemia de Covid-19.
Após o fim das medidas restritivas, a cinoterapia com as crianças autistas retornou em 2023. Segundo Lino Medeiros, capitão do canil do Bope, a ideia é que a prática volte a ocorrer mais vezes este ano, mas a frequência será definida pelos profissionais de saúde.
"A ideia é permanecer numa constante esse trabalho", afirmou o capitão.
As atividades desta sexta foram realizadas em conjunto entre o Creap e o Bope.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
Jacaré foi imobilizado com cordas para ser entregue ao Ibama
CBM/Divulgação
Militares do Corpo de Bombeiros fizeram o resgate de um jacaré com quase dois metros encontrado na área externa do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), na Zona Norte. O animal não feriu, nem atacou ninguém, segundo a corporação.
É o segundo caso de aparecimento de jacarés no Ifap num período de 17 dias. Em 20 de abril, outro animal da espécie com cerca de 1,5 metro foi achado durante a noite no campus, que recebe centenas de estudantes e funcionários todos os dias.
A apreensão desta sexta-feira aconteceu próxima ao refeitório. Foi necessário pela corporação o uso de cordas para imobilizar o jacaré. A equipe dos Bombeiros precisou de três militares na ação: oficial capitão Wanderson e os resgateiros cabo Reis e aluno a cabo Marcelo.
O Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM) fez a condução até o Centro Especializado de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama, que fica a poucos metros do Ifap.
No espaço, o jacaré passará por reabilitação até que esteja apto a retornar ao seu hábitat natural. Os motivos que levaram ao aparecimento de jacarés no Ifap será investigado.
Vista aérea do Campus do Ifap em Macapá
Breno Menezes/Deice/Ifap
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
As duas crianças foram mortas a golpes de facas
Reprodução/TV Verdes Mares
Um homem acusado de ter assassinado duas crianças de 8 e 10 anos foi condenado pelo Tribunal do Júri, nesta quarta-feira (20), a 50 anos de prisão pelo crime. O duplo homicídio foi cometido a facadas, na cidade de Viçosa do Ceará, em julho de 2017, por Iranildo Antônio de Araújo. Ele já cumpria pena na Penitenciária Industrial e Regional de Sobral (Pirs).
O julgamento começou às 8h30 desta quarta-feira e só foi finalizado em torno de 19h, com a leitura da sentença pela juíza Josilene de Carvalho Sousa. Iranildo foi condenado a 25 anos de prisão por cada um dos homicídios. O júri considerou que ele cometeu extrema violência e crueldade no crime.
A juíza negou que o agora condenado impusesse recurso em liberdade, com medidas alternativas à prisão, por isso manteve a prisão preventiva, decretada quando da sua prisão.
Ele também é suspeito de ter matado o comparsa Francisco Rogério Soares Pereira, dentro da prisão. Rogério era investigado, assim como Iranildo, pelo duplo homicídio das crianças. Durante o interrogatório, o homem afirmou que é inocente e não quis falar sobre a morte do comparsa. A defesa afirmou que não havia provas técnicas para garantir a punibilidade dele.
Caso
Pai de crianças assassinadas em Viçosa do Ceará lamenta violência
As duas crianças, uma de 8 e outra de 10 anos, foram mortas a golpes de faca em Viçosa do Ceará, no interior do estado, no dia 16 de julho de 2017. Elas foram encontradas em um beco próximo à casa onde moravam, no distrito de Inharim, zona rural de Viçosa do Ceará.
A polícia capturou os dois homens e um adolescente, suspeitos de terem matado os irmãos. Um dos homens teria confessado o crime, de acordo com a Polícia Civil, e afirmou que estava sob efeito de drogas e não lembrava do que tinha acontecido.
Um dos acusados chegou a sofrer ameaça de linchamento pela população de Viçosa do Ceará, enquanto era transferido do Fórum Municipal para outra unidade. Durante a condução, quando o homem foi colocado no interior do carro policial, houve tumulto, e a polícia disparou tiros de bala de borracha para conter a população, que tentou se aproximar do homem preso.
Assista às notícias do Ceará no g1 em 1 Minuto:
Sydnei Pereira, prefeito de Anajatuba
Reprodução/TV Mirante
A Justiça determinou o afastamento do atual prefeito Sydnei Pereira (PCdoB) em Anajatuba, a 137 km de São Luís. Ele é suspeito em diversos processos por desvios de dinheiro público que são alvos de investigações federais.
Na decisão, o juiz Bruno Chaves de Oliveira afirma que há evidências de simulação, favorecimento e até mesmo a falta de formalidade legal em contratos da prefeitura.
O juiz cita ainda um relatório da Controladoria Geral da União (CGU) que aponta superfaturamento de itens que estavam em contratos, mas não foram entregues para a prefeitura. O relatório indica também:
Pesquisa de preços fictícia
Falta de notas fiscais
Abastecimento de veículos que não estavam autorizados a prestarem serviço na área da saúde
Combustível com preços superiores aos de mercado
Aquisição de combustível sem comprovar a sua destinação
Contratação de empresas fornecedoras sem a necessária qualificação técnica
Alteração da quantidade de veículos de transporte de pacientes (24 veículos supostamente foram utilizados para o transporte de pacientes para São Luís/MA, porém os pacientes só eram transportados em uma Van)
Ausência de indicação da placa dos veículos supostamente abastecidos
Motocicletas abastecidas com quantidade de litros acima da capacidade do tanque
Notas fiscais sem a placa do veículo abastecido e sem assinatura do condutor
Utilização de posto de combustível não contratado para o abastecimento da frota municipal
Atestado de capacidade técnica com fortes indícios de conteúdo falso
Pagamento indevido a fornecedor por materiais de construção não comprovadamente entregues ou efetivamente utilizados em ações de saúde
Contratação de empresas sem capacidade operacional
Contratos simulados de locação de veículos
Despesas de manutenção dos veículos por conta de seus proprietários
Ausência de identificação do beneficiário final das despesas
Em outro momento, o magistrado explica a principal motivação para o afastamento do atual prefeito.
Segundo Bruno Chaves, há 'risco sério e concreto' de que Sydnei Pereira e sua gestão ainda possam, nesses últimos dias do seu mandato, destruir o que ainda restou nos arquivos públicos do município, como documentos dos procedimentos licitatórios e contratações que fazem parte das investigações contra ele.
Em 2018, o Ministério Público do Maranhão já havia pedido o afastamento do prefeito de Anajatuba. Na época, o promotor Carlos Augusto Soares afirmou:
?Há um número muito grande de notícias de irregularidades sendo investigados. O que se observa é que o gestor está utilizando de artifícios para impedir a elucidação desses casos e o afastamento dele é necessário?, declarou Carlos Augusto Soares, Promotor de Justiça de Anajatuba.
Investigações federais sobre supostos desvios de dinheiro público em Anajatuba são destaque no Bom Dia Brasil
Sidney Pereira e Helder Aragão
Em 2015, Sidney Pereira denunciou por corrupção o então prefeito do qual ele era vice, Helder Aragão. O prefeito foi afastado e ele assumiu a Prefeitura. Sydnei foi reeleito em 2016 e passou a enfrentar denúncias até da Câmara Municipal, onde um vereador do mesmo partido chegou a entrar com oito representações em órgãos de fiscalização. O caso foi destaque no Bom Dia Brasil.
?O que mais me deixa triste é que o gestor atual anda fazendo as mesmas coisas que o outro estava fazendo", contou Lauro Sousa, vereador do PCdoB.
Nas eleições de 2020, Helder Aragão venceu e vai assumir a prefeitura a partir de janeiro de 2021.
Mesmo sendo do mesmo partido, o vereador Lauro Sousa já entrou com oito representações contra o prefeito de Anajatuba
Reprodução/TV Mirante
Investigações
Constam nas investigações, o fechamento de escolas por falta de dinheiro e milhões de reais gastos em licitações suspeitas. No campo da educação, a Prefeitura de Anajatuba cortou o transporte escolar em alguns povoados por causa da situação das estradas.
Condições de estradas em Anajatuba fizeram a Prefeitura cortar o transporte escolas em povoados
Reprodução/TV Mirante
A atual gestão também chegou a fechar 21 escolas, de acordo com o Sindicato dos Professores. Antes haviam 55 escolas na cidade. Em 2018, a prefeitura justificou o fechamento pela falta de recurso para manter os professores.
Buraco em parede ao lado do quadro negro em escola de Anajatuba
Reprodução/TV Mirante
Malharia ? Maria dos Milagres?
Os contratos com uma malharia de São Luís também são alvo de investigação. Entre 2016 e 2017, a malharia Maria dos Milagres Sousa Moreira Aquinho vendeu R$ 410 mil à Prefeitura de Anajatuba em artigos esportivos e brinquedos. Só em 2017 foram R$ 321 mil pagos à malharia, segundo o Tribunal de Contas do Estado.
No ano passado foram pagos R$ 321mil à malharia 'Maria dos Milagres', segundo o TCE, em artigos esportivos e brinquedos..
Reprodução/TV Mirante
Entre os itens vendidos estão bolas, chuteiras, redes de vôlei, 30 pares de rede oficial de campo de futebol. Mas o principal campo da cidade não tinha trave e estava coberto pelo mato. Nos povoados do interior as pessoas disseram que nunca viram artigos de esporte.
Em nota, a malharia 'Maria dos Milagres' disse que participou da licitação com seriedade e responsabilidade e que está à disposição da Justiça para prestar qualquer esclarecimento.
Brunopel
Outros pagamentos que chamaram a atenção foram os recebidos pela autopeças Brunopel, que recebeu R$ 455 mil com vendas de peças para carros de Anajatuba em 2016. Em 2017, a autopeças também recebeu R$ 8,4 milhões do município de Anajatuba em peças e locação de veículos. Na cidade, órgãos públicos como o Conselho Tutelar reclamavam que não tinham carro pra trabalhar.
"A gente solicita às vezes o apoio da polícia quando é emergência e quando não a gente está esperando a solução para continuar com o nosso trabalho", contou Telmo Lopes, coordenador-geral do Conselho Tutelar da cidade de Anajatuba.
Autopeças Brunopel recebeu R$ 8,4 milhões de Anajatuba em peças e locação de veículos, segundo o TCE
Reprodução/TV Mirante
Entre os sócios da Brunopel está uma mulher descrita como Rosalina Pereira Silva, que é ex-mulher de um doador de campanha de Sydnei Pereira chamado Cosme Pereira de Souza, que doou R$ 2.500 na campanha. Ela foi procurada pela reportagem, mas não se conseguiu contato.
Cosme também é tio da então secretária de administração do município, Pollyana Lisboa. Ela negou ligações da família dela com o prefeito.
?Não temos nenhuma ligação com o Prefeito, a não ser a empresa que concorreu, ganhou e nem faz parte mais da Prefeitura", disse a secretária de administração de Anajatuba, Pollyana Lisboa.
Cosme Pereira também era dono de um carro de luxo avaliado em mais de 120 mil reais, que o prefeito da cidade usava no dia-a-dia. O prefeito diz que o carro que ele usava era alugado e Cosme Pereira não foi encontrado.
"Ele tinha o contrato de locação de veículo. Então ele me alugou esse carro para o gabinete. Aí quando ele perdeu o contrato, a empresa que ganhou o contrato comprou o carro dele e permaneceu o aluguel. Ele continua sendo alugado o carro", respondeu o prefeito Sydnei Pereira.
Apesar do que consta no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Sydnei Pereira negou que Cosme tenha sido doador de campanha e diz que contratou a sobrinha de Cosme como secretária por causa da competência dela.
"Essa menina eu conheci ela na empresa dele com relação ao processo que eles tinham com a gente de fornecimento e ela se mostrou, à epoca, muito eficiente", afirmou o Prefeito.
Consulta no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indica que um homem chamado Cosme Pereira foi doador de campanha de Sydnei Pereira
Reprodução/TV Mirante
O prefeito diz ainda que não pagou os oito milhões à autopeças em 2017, apesar dos valores constarem na prestação de contas do município, junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) como pagos.
"Não tem nem como uma prefeitura no porte de Anajatuba pagar nem a metade disso aí", afirmou o prefeito.
Procurador Jairo Cavalcanti explicou que é considerado pagamento quando um documento chega ao TCE e há comprovação de transferência bancária, como um dos exemplos.
Reprodução/TV Mirante
Entretanto, o procurador de contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Jairo Cavalcanti, explicou como funcionam a comprovação de pagamentos e diz que o valor foi realmente pago.
"Quando o documento chega aqui sendo comprovado que houve transferência bancária.... um recibo ou um cheque em favor do credor... nós consideramos que esse valor foi efetivamente pago", asseverou o procurador.
Uso do dinheiro público é alvo de investigações federais na Prefeitura de Anajatuba, no Maranhão